Raphael Du Valle

Raphael Du Valle

Em 2006 escreveu seu primeiro ebook intitulado Grooves e Afins, que na época vendia e enviava através dos correios. E no ano seguinte, 2007, criou a primeira escola online de contrabaixo do Brasil, o ToqueMaisBaixo. Nesses 14 anos à frente do ToqueMaisBaixo, Du Valle já lecionou para mais de 3.000 alunos do Brasil e de outras partes do mundo.

A história do ToqueMaisBaixo é repleta de altos e baixos, afinal, o pioneirismo trás junto o desafio do novo. O desafio de provar que é possível ensinar e aprender um instrumento musical através da internet. E como Raphael du Valle gosta de desafios e de desafiar o status quo, o ToqueMaisBaixo sobreviveu a todos os preconceitos e até hoje não para de impactar, cada dia mais, a milhares de baixistas.

Em 2015 Du Valle participou do Warwick Bass Camp na Alemanha onde entrevistou grandes baixistas do cenário mundial como: Abraham Laboriel, Lee Sklar, Alphonson Jhonson e Vail Jhonson. E nessa mesma oportunidade tocou com o baterista Chester Thompson que estava ministrando uma clinica e precisou dar uns exemplos de música brasileira para os alunos presentes.

Raphael du Valle possui 2 discos solos gravados onde atua como baixista, produtor e compositor e também já gravou e tocou com uma pluralidade de músicos como: Anthony King (EUA), Wolf Borges (MG), Claudio Nucci (RJ), Leila Pinheiro (RJ), Rasgacêro (MG), Ryan Saranich (EUA), Gabriel Guerra (MG), Wilson Sideral (MG), Flavio Landau (MG), Elder Costa (MG), Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (MG), Jazz Sinfônica de SJBV (SP), Renato Teixeira (SP), Irmãs Galvão (SP), Angelo Maximo (SP), Junior Hartung (SP) entre outros.

Raphael Du Valle

Du Valle em ação

Atualmente, além de comandar o ToqueMaisBaixo como CEO e professor, Raphael du Valle está no comando do canal do ToqueMaisBaixo no Youtube, hoje com mais de 75.000 inscritos e lá faz um trabalho de fomento do contrabaixo, do estudo e da música. Também é baixista da banda de soul/funk/pop SoulDiva.